LOUKANIKOS, O CÃO MAIS CONHECIDO DA GRÉCIA

Desde 25 de maio que gigantescas manifestações de rua têm acontecido na Grécia em protesto aos planos do governo. Com isso, centenas de fotógrafos, jornalistas e equipes de televisão movimentam-se pelas ruas fazendo a cobertura dos protestos e dos enfrentamentos da população com a polícia. Mas não há uma foto ou uma reportagem em que não apareça um herói diferente lutando ao lado do povo. É a presença de Loukanikos, um cão de rua que adora participar das manifestações com muita bravura.

Não tem um comício ou manifestação em que não apareça Loukanikos em meio à multidão. E quando chega o momento do enfrentamento com a polícia, lá está ele logo na frente. Não há pedra, canhões de água ou gás lacrimogêneo que afugente o cão. Ele é mesmo um herói do povo. Assim, logo se tornou famoso no mundo todo.

Quando se fala sobre a Grécia, manifestações, governo, etc. a primeira imagem que aparece é logo a de Loukanikos. Um cão que se tornou o símbolo dos oprimidos pelo governo que tenta passar para o povo o resultado da crise.

O último ano tem sido muito tumultuado na política grega, principalmente com relação à dívida de 2010, o resgate da Unidade Européia e o FMI. Com tudo isso, o levante nas ruas é inevitável. De um lado, a população insatisfeita, e pelo visto até Loukanikos, do outro, a polícia de repreensão, como é comum na maioria dos países.

Na realidade, no passado havia outro cão, chamado Kanellos, que também participava nas manifestações, mas o mesmo morreu em 2008. Assim, outro cão de rua logo apareceu para substituir Kanellos, muita gente ainda pensa que é o anterior. Loukanikos é um cão vadio, o que chamamos par aqui de vira latas, mas que nem por isso deixa por menos, ao contrário, é muito valente e enfrenta sem medo os policiais.

A idéia do governo é a da austeridade, a mesma política adotada em outros países com total fracasso. Na Grécia o desemprego já chega a uma taxa de 16%, cortando mais postos de trabalho, promovendo uma retração adicional na economia.

Loukanikos parece até saber que desemprego e retração são sinônimo de menos comida, principalmente nas ruas onde ele vive, e por isso adere totalmente às manifestações.

Na verdade, o que ele quer mesmo é se divertir. Tem dado certo, enquanto outros cães vadios fogem com medo das bombas,Loukanikos nem liga, ao contrário, quanto mais tumulto e barulho, mais se sente a vontade. Com isso, ganha admiradores em todo o mundo e a comida e carinho dos manifestantes é que não falta. Têm suas páginas na Internet, como Twitter, Facebook e outros e admiradores em todo o mundo. Um herói diferente que faz a alegria dos defensores. Leonardo Bezerra
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!